sexta-feira, 3 de junho de 2022

3 de junho de 2022

 

3 de junho de 2022


Nesta semana a guerra de propaganda foi especial. Quem ouviu a comentarista de economia do Jornal da Itatia, da Rádio Itatiaia, na quarta-feira dia primeiro de junho; teria a impressão que o discurso do Guedes em Davos estava certo: o Brasil está crescendo, borboletas, pássaros cantando, todos felizes. O Produto Interno Bruto, o número de empregados… Tudo lindo e o futuro será mais glorioso do que nunca… Já escrevi sobrei isso aqui: o “vício ricardiano” (só ver a parte que interessa do cenário econômico”, a “profecia autorealizável” (comentarista de economia tem que ser otimistas porque senão o pessoal não compra ou investe com medo do que o comentarista falou e aí… e aí…). Mas essa semana a comentarista de economia da Rádio Itatiaia realmente estava super feliz. A Rádio Itatiaia apoia o Governo Bolsonaro há muito muito tempo.




Jornal Estado de Minas

https://www.em.com.br/


Destaques: UFMG e suas aulas em tempos de Covid-19, pesquisa eleitoral com Bolsonaro e Lula, um posto de combustíveis é multado por ter preços muito altos, mais Bolsonaro, um pouco de Ciro Gomes, mais ainda de Bolsonaro e uma atriz disse que o ator Tom Cruise mudou a vida dela (tive que ler a reportagem para saber o nome dela: Monica Barbaro). A notícia mais lida pelos eleitores é sobre uma discussão entre Lula e um fotógrafo (a reportagem é amena, diferente do que sugere o título. Típica armadilha de título. Coisas manhosas do jornalismo).

Vou para a parte de cultura, onde tem ouro de verdade.

Procurar canções da Ana Proença, Vivi Amaral e Cliver Onorato. E ainda na casa do samba: procurar Dona Ivone Lara, Candeia, Moacyr Luz e Toninho Gerais. Procurar coletivos culturais. Procurar músicas do grupo feminino Dona de Si.

Na França a elevação das águas do Mediterrâneo comprometem as pinturas rupestres milenares da gruta de Cosquer.

Com certeza deve ter sido um sonho. O grupo Trupe de Tradução e Encenação de Teatro Antigo lê um dos clássicos de Eurípedes, a tragédia Hécuba. Para quem não sabe o teatro ocidental se resume a Eurípedes e Shakespeare.

Mais de quarenta novelas da Rede Globo e o Brasil gosta tanto de novelasda Globo. O encantamento repentino do ator Milton Gonçalves chocou a mim e a muita gente. Um dos rostinhos mais familiares, um verdadeiro vovô da televisão. Além da história da dramaturgia brasileira, o fato dele ser negro e de origem humilde serviu e serve de inspiração e exemplo para milhares de atores e atrizes iniciantes. Nossa, isso aconteceu no dia 30 de maio e eu mesmo levei um susto quando fiquei sabendo. É bonito ler o depoimento de outros artistas, mas a tristeza volta quando a gente percebe que, pelo menos, os filmes em que Milton participou são difíceis de assistir. Por exemplo, ele ganhou um prêmio como melhor ator por “A Rainha Diaba”. Pois pois, como faço para assistir a este filme?




Nordeste

MARANHÃO

https://www.ma.gov.br/


Uau, este é o melhor site de um governo de estado que eu me lembre. Gostei muito do visual. E da atendente virtual Juçara (“Mas pode me chamar de Ju”). Há opções para linguagem em libras, aumentar ou diminuir as letras e escurecer a página. Muito muito bom.

Esqueci de citar o lema do governo atual de lá: “Governo com o povo, o Maranhão num caminho novo!”. Tive que forçar os olhos, pois o lema aparece bem pequenininho.

O site é lindo, mas confesso que não me senti muito interessado em seu conteúdo. Mas vamos dar mais uma olhada. Ah… Uma escola reformada, desembargadores visitando um museu, pavimentando ruas de quatro municípios… Bonito mesmo é sonhar que a Festa de São João seja muito bonita e feliz lá no Maranhão.

Agora vamos ver um órgão de imprensa de lá.


Jornal Quarto Poder

https://oquartopoder.com/


Destaques da página inicial: Bolsonaro critica mais uma vez o Supremo Tribunal Federal, Temer critica Lula, uma deputada estadual quer saber sobre detalhes do governo na hora de comprar barcos, absorventes higiênicos serão distribuídos em escolas e unidades básicas de saúde.

Agora vamos para a parte de cultura. Procuro, procuro… Ah, algo interessante: está de volta o grupo Bumba-Boi Mimoso da APAE (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Luís. Começou em 1995, hoje tem mais de 90 participantes e muitos aplausos recebidos. Voltando depois da paralisação por causa da Covid-19. Este grupo tem um site, depois passe lá: https://www.apaesaoluis.org.br/bumba-boi .

Agora vamos para outros sites, sites mais nacionais. Vamos nos depedir do Maranhão.




Biblioteca Nacional

https://www.bn.gov.br/


Ai!, ai!, que site feio! Não dá vontade de ficar muito tempo. Tudo bem, tudo bem, a primeira impressão nem sempre fica.

A professora Ana Sara Ribeiro Parente Cortez Irffi está pesquisando um momento fundamental na formação do Brasil: a Revolta de Pinto Madeira. No interior do Ceará, logo logo após a Independência do Brasil, era preciso quem era este “ser brasileiro”.

Na Biblioteca Nacional tem muitos projetos de ajuda a pesquisa.

Gostei dos livros da coleção “Pensamento no Brasil”, pois ela é sobre intelectuais brasileiros contemporâneos. Mas acho difícil comprar. Mas gostei muito.

Tem muita outras coisas interessantes. Até uma rádio. Muita coisa mesmo. Preciso voltar aqui, mas tenho que retirar-me cedo pois está tarde e ainda falta um site da lista.




ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

https://anda.jor.br/


Que lindo ver o ator James Cromwell lutando pelo bem estar dos ursos vietnamitas. A ideia é construir santuários, espaços para que estes ursos possam viver tranquilamente. Aqueles ursos são caçados e caçados para extrair a bile. Há uma foto horrível de um urso preso em uma gaiola minúscula e um depoimento lindo de um ativista falando sobre o momento em que o animal resgatado debilitado brilha novamente os olhos para a vida.

Olhe a Serra do Curral (Belo Horizonte, Minas Gerais) aparecendo, mas não por motivos felizes. É por causa da mineração. Vamos receber ajuda internacional? Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos, https://www.icomos.org.br/ ) apareceu e também ficou assustada com o que pode acontecer.

No site da ANDA tem ainda receitas vegetarianas. É um bom site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!