sábado, 25 de junho de 2022

Badi Assad e Miriam Makeba

 "Ela toca "Asa Branca" de forma inacreditável". É o que se lia dentro do thumbnail de um vídeo do YouTube, sobre uma foto de uma violinista. Achei bonito, mas não me interessei. Mas o thumbnail, que apareceu a uma semana, reaparecia constantemente na página inicial minha quando entrava no YouTube. Hoje, na TV Cultura (https://cultura.uol.com.br/ ), ela apareceu no programa "Matéria Prima".
Eu nunca a ouvi. Nem hoje, pois não pude ver e ouvir o programa. E ainda não a ouvi e vi no YouTube.
A questão é que a Badi Assad me lembra as revistas Guitar Player, me lembra quando pensei em ser um guitarrista. Só pensei, pois não fui disciplinado o suficiente. Na verdade o que restou do período foram as revistas, uma guitarra coreana barata que já enferrujou há anos e um ouvido mais crítico para guitarristas talentosos e guitarristas que apenas se exibem. A revista não está aqui, mas a participação da Badi Assad me marcou por um motivo. Ela foi matéria de capa, inclusive. Amanhã talvez dê mais detalhes, mas o detalhe fundamental eu posso citar de memória: uma sequência de fotos em que ela limpa o nariz. É, isso mesmo: durante a apresentação o fotógrafo achou interessante fazer essa sequência de fotos. rs rs rs Talvez, como numa caricatura, o artista quis retratar uma característica marcante da pessoa. Vai ver ela estava resfriada e limpou o nariz várias vezes. E a editoriação da revista quis exercer o espírito rock-rebelde ao exibir as fotos. Amanhã acho a revista.

Badi Assad me lembra a Miriam Makeba: fiquei de tocar mais músicas dela além de "Pata Pata" e até agora não cumpri a promessa. Que tal uma edição de meu programa na rádio comunitária dedicado ás duas artistas? Hum, bom bom! Mas acho que preciso de um terceiro elemento. Algo de contraste. Talvez o grupo musical StarCrawler ou Vampire Weekend. Ou talvez "Planet Rock", do Afrika Bambaata. Ou talvez, para ficar no Brasil, tocar a faixa "Roots Bloody Roots" do Sepultura. O trem tem é que ser significativo e contrastante.

Badi

Miriam


Na verdade acho melhor atualizar isso aqui amanhã, em vez de escrever qual revista em uma outra postagem. É, amanhã atualizo aqui.
Abraços. 
Atualização do dia 5 de junho de 2022.
Podia ter atualizado antes, mas eu sou uma marmota.
A revista Guitar Player, ou Guitar Player em português, é a de fevereiro de 1997. A reportagem se chama "Badi Assad - Charme Virtuoso Conquista o Mundo", é assinada por Luciano Marsiglia e as fotografias foram realizadas pelo Jota Santana. E são duas, e não uma, as sequência de fotos em que o nariz da Badi é destacada. Na primeira, que minha memória não lembrou, ela está em uma apresentação ao vivo e parece que vai espirrar. Mas não espirra. São duas fotos em que as mãos parecem que estão quase tampando o rosto, quando como a gente vai espirrar mesmo. Na segunda sequência de fotos, a que minha memória lembrou, esta lembrou muito bem: são mesmo três fotos colocadas na vertical com a Badi limpando o nariz durante um show. 
Já sei as primeiras músicas da Badi Assad em que irei transmitir em meu programa na rádio comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!