quarta-feira, 13 de julho de 2022

O Andarilho e sua Sombra, Nietzsche

 

As diferentes culturas são diferentes climas espirituais, cada um dos quais é particularmente danoso ou salutar para esse ou aquele organismo. A história em seu conjunto, enquanto saber sobre as diferentes culturas é a farmacologia, mas não a ciência médica mesma. É necessário antes o médico, que se utilize dessa farmacologia para enviar cada qual ao clima que lhe for proveitoso – temporariamente ou para sempre.”


317.
Opiniões e peixes. Possuímos nossas opiniões como possuímos peixes – na medida em que somos proprietários de um viveiro. Temos de sair para pescar e ter sorte – então temos nossos peixes, nossas opiniões. Falo de opiniões vivas, de peixes vivos. Outros se satisfazem em possuir uma coleção de fósseis – “convicções”, em sua cabeça.”


Aquilo que vocês com decrépita miopia, temem como sendo a superpopulação da Terra, é justamente o que proporciona ao mais esperançoso a sua grande tarefa: um dia, a humanidade deve se tornar uma árvore que cubra a Terra inteira, com muitos bilhões de brotos que devem conjuntamente se tornar frutos, e a Terra deve ser preparada para nutrir essa árvore. Fazer com que o atual esboço, ainda pequeno, aumente em seiva e força; com que circule em inúmeros canais a seiva para a alimentação do todo – dessas tarefas, e de outras assim, é que se há de extrair o critério segundo o qual um homem de hoje é útil ou inútil. A tarefa é indizivelmente grande e ousada: todos queremos contribuir para que a árvore não apodreça antes do tempo!”


O ANDARILHO E SUA SOMBRA – Friedrich Nietzsche.

(Tradução de Paulo César de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!