domingo, 21 de fevereiro de 2021

Aniversário da Maria Bola

 Hoje de manhã testemunhei um milagre e este é autêntico. Eu vi uma Maria Bola trocar de pele, ou renascer ou simplesmente fazer aniversário. Maria Bola é uma aranha também conhecida como Nephilis cruentata; segundo a WikiPédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Nephilingis_cruentata) ela é de origem Africana em suas regiões mais quentes. Os registros mais antigos de sua presença na América do Sul datam do século XIX.

As Maria Bola são especiais para mim. Primeiro porque são aranhas e eu acho as aranhas bonitas e segundo porque ficar parado que nem bobo olhando para cima para elas nas teias é uma das principais composições de minha memória da infância. Por alguma poesia desagradável, elas sumiram aqui de casa justamente quando eu deixei de ser criança e só retornaram há uns dois anos. Começou com uma fêmea grande, linda, perfeita; ela teve filhotes e depois morreu. Passaram alguns meses e nada. Mais algum tempo e também nada. De repente um monte de Maria Bolas estavam aqui, me olhando de cima. Que lindo!

Neste texto de 2016 da Fapesp (Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado de São Paulo], - "Antes da Primeira Mordida" [ https://revistapesquisa.fapesp.br/antes-da-primeira-mordida/ ], do Rodrigo de Oliveira Andrade; podemos ler sobre as pesquisas da Adriana Lopes e sua equipe (Instituto Butantan) a respeito da complexa digestão desta aranha (quantas enzimas astacinas, héin?) e as pesquisas do Hilton Japyassú (Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia) a respeito da memória dessas aranhas e de como elas aprendem a construir teias de acordo com o tamanho das presas que costumam ser mais frequentes aparecer para elas e também de acordo com a fome (naturalmente). É um texto científico fácil de ler, meu único comentário negativo é o Rodrigo ter referido às Nephilis cruentata pelo nome de "aranhas gigantes"; um nome bem sem graça eu acho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!