quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Não Minta Para Ela


 

Ainda sobre a enchente de 2009 no Conjunto João Paulo II, Barreiro. Esta fotografia, no dia seguinte à tempestade da noite e madrugada, mostra um detalhe do muro que cerca o condomínio de apartamentos populares. Segundo ouvi de moradores, se o muro não tivesse caído, com caiu em vários pontos, a água dentro do condomínio teria subido muito muito mais do que subiu. E mais, vale o registro aqui de uma vizinha de minha vó materrna e que lembro bem: “Deus do céu! A água entrou na portaria! Ela nunca tinha entrado antes até aqui!”.


MEU ARQUIVO DE MATERIAL JORNALÍSTICO: VEREDAS 2

- Um pouco de história. Começou com o meu pai, professor de geografia e história. Ele costumava guardar recortes de jornais e revistas. Além disso ele e eu gravávamos vários programas de televisão em fitas VHS: filmes de arte por causa de suas histórias, filmes ruins por causa de seus efeitos especiais, vídeos engraçados do "Domingão do Faustão", reportagens, documentários como “Xingu primeira série” (1985) e "Holocausto A Saga da Família Weiss" (1979, mas a TV Manchete passou mais tarde) e etc. Em 1998 o videocassete já estava estragado e as fitas abandonadas. Meu pai se afastou do magistério em meados de 2005, mas os recortes e revistas e jornais antigos foram abandonados muito muito antes. Mas minha memória fazia o antigo prazer de guardar pedaços da história humana ainda pulsar e, quando entrei na faculdade para estudar jornalismo; cismei que montar um arquivo de material jornalístico poderia ajudar-me a fazer o meu jornal.

Acabei juntando alguma coisa. Querem conhecer? Vamos lá.


2 - "Filhos do Divórcio" (Revista Veja, edição de 17 de março de 1999).

Não recortei a reportagem toda, apenas uma página por causa de uma fotografia de família onde vemos uma jovem segurando pratos de porcelana. Ela é linda demais. Vamos lá Aldrin, banque o escritor!

Ela é jovem, entre 25 e 22 anos é o meu palpite. Branca, de uma pele tão dourada quanto o seu cabelo curto encaracolado. Esses caracóis dos cabelos ficam mais claros nas extremidades dos fios. Os olhos azuis são espertos, então não adianta mentir para ela. O seu narizinho é fininho, assim como os lábios que formam um sorriso que não é tímido. Ela está usando jeans e uma camiseta de crochê colorida. A camiseta de crochê é toda listrada, quase um arco-íris deitado. Linda, linda demais! E ainda pergunto-me porque na hora da família toda posar para a foto, ela quis segurar aqueles dois pratos de porcelana com desenhos em azul-escuro.


3 - Luiz Lyrio por Jaques Franco

É uma fotografia mostrando o escritor Luiz Lyrio lendo o que parece ser uma revista chamada "Estalo,". Isso mesmo, pelo que vi na fotografia a vírgula faz parte do nome da revista. É a única fotografia que eu tenho que mostra o Luiz Lyrio. Eu gosto do Luiz desde que li um livro dele de memórias, quando eu estava na faculdade. Foi por causa disso que recortei a foto. Nem lembro o nome de quem me emprestou e nem o nome do livro que li durante meus estudos sobre jornalismo. Sem internet agora, não sei mais detalhes do Luiz e da revista que tem uma vírgula no nome. A fotografia foi realizada pelo Jaques Franco. Não sei a data e nem de onde fiz o recorte.


Nota do dia 24 de fevereiro de 2021

Agora com internet, mas com algumas limitações. Rs rs Uma pesquisa rápida pela internet descobri mais coisas sobre o Luiz Lyrio. Fundador da revista “Estalo” (é sem vírgula no título), escreveu “Nos Idos de 68” (provavelmente o livro que li durante a faculdade), e escreveu outros livros; foi bastante premiado e homenageado. Bastante mesmo. Nossa. E ele tinha um carinho especial pelos grêmios estudantis, escrevendo e realizando diversas palestras a respeito em diversos lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!