quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Quem Fotografou o Celso?


 

Uma aranha bonita. Repare na transparência de seu corpo. Desde então não mais vi uma aranha semelhante a essa por aqui. Rio Acima, 2010.


MEU ARQUIVO DE MATERIAL JORNALÍSTICO: VEREDAS 3

Um pouco de história. Começou com o meu pai, professor de geografia e história. Ele costumava guardar recortes de jornais e revistas. Além disso ele e eu gravávamos vários programas de televisão em fitas VHS: filmes de arte por causa de suas histórias, filmes ruins por causa de seus efeitos especiais, vídeos engraçados do "Domingão do Faustão", reportagens, documentários como “Xingu primeira série” (1985) e "Holocausto A Saga da Família Weiss" (1979, mas a TV Manchete passou mais tarde) e etc. Em 1998 o videocassete já estava estragado e as fitas abandonadas. Meu pai se afastou do magistério em meados de 2005, mas os recortes e revistas e jornais antigos foram abandonados muito muito antes. Mas minha memória fazia o antigo prazer de guardar pedaços da história humana ainda pulsar e, quando entrei na faculdade para estudar jornalismo; cismei que montar um arquivo de material jornalístico poderia ajudar-me a fazer o meu jornal.

Acabei juntando alguma coisa. Querem conhecer? Vamos lá.


4 - É triste e comum no mundo da fotografia. Vejam só: é uma das fotografias mais lindas que tenho em meu arquivo e eu não sei quem a realizou! Eu sou um fotógrafo bem marmota, mas pergunte a qualquer fotógrafa ou fotógrafo profissional o que eles acham quando publicam uma foto e nos créditos o pessoal coloca “divulgação” em vez do nome. Ah, o pessoal da fotografia fica furioso! Isso eu garanto! Uma vez visitando o Sindicato dos Jornalistas, lá em Belo Horizonte, um fotógrafo me falou isso. E ele estava sério, muito sério. Explicada a lição, vamos à foto.

Ela mostra o artista Celso Viáfora descendo uma escada acompanhado de crianças de alguma escola de balé. Sei disso por causa das roupas dos pequenos. O próprio Celso deve ser um dançarino. Escrevo isso por causa do modo como Celso posicionou as suas pernas ao posar para a fotografia. Os seus pés estão cruzados de uma maneira que apenas um dançarino seria capaz de movimentar-se; principalmente em uma escada de concreto tão duro. Ele parece parado enquanto as crianças estão em movimento, uma combinação que torna rica a composição e é mais uma virtude desta fotografia realmente realmente bela.


5 - Uma fotografia do escritor Luiz Vilela realizada por Jair Amaral.

Acho esta fotografia bonita e a recortei e guardei por causa da expressão do Luiz, a sua “pose” de escritor, os livros ao fundo e… os seus óculos grandes e de lentes amarelas! Algum dia eu serei tão extrovertido e moderno a ponto de comprar um óculos de lentes grandes e amarelas?


Atualização do Dia 25 de Fevereiro de 2021

Pesquisando na internet, descubro que o Celso Viáfora é, na verdade, um cantor e compositor; e não, como eu pensei, um dançarino. Mas antes das canções dele vou procurar a fotografia que recortei do jornal; pois ela é linda demais e é óbvio que alguém a deve ter colocado on line.

Não colocaram! Só eu achei a foto bonita? Quer saber? Vou colocar a conta em nome do preconceito que sofre Minas Gerais, só pode. O Brasil não conhece Minas! Os trem acontece aqui e ninguém fica sabendo!

Pronto, feito o protesto vamos às música. Celso Viáfora tem uma longa carreira como cantor e compositor, mas só nos últimos anos os seus discos apareceram e suas composições começaram a receber a atenção devida. Isso é muito comum. Lembro de uma frase de um artista estadunidense cujo o nome me escapa. Era mais ou menos assim: “Eu levei trinta anos para fazer sucesso do dia para a noite”. O mundo das artes pode ser cruel. Celso Viáfora tem um canal no site YouTube e uma das coisas que me chamaram a atenção ali imediatamente é o Celso junto com ator Ailton Graça interpretando um trecho de um romance escrito pelo… Celso! Então é isso. Acho que você e eu já temos o suficiente: escutar o Celso e ler o Luiz, ler o Celso e ler o Luiz, e dizer sempre o nome de quem fotografa. Na dúvida “fotógrafo (a) desconhecido/Agência Fulano de Tal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!